Naderme | Medicina & Estética
Cadastre-se
21 2507.4105 / 4139.2020 / Whatsapp98466.3777 | R. Sete de Setembro, 92, Sala 2007, Centro, Rio de Janeiro

Rugas

Botox

Rugas

Perguntas e Respostas


01 - Como a toxina botulínica tipo A, ou Botox, atua no músculo para a redução de rugas?

A toxina botulínica tipo A, também conhecida como Botox, atua impedindo a liberação da acetil colina nas terminações nervosas, bloqueando o impulso nervoso e resultando numa paralisia temporária do músculo. Dessa forma, reduz sua atividade, diminuindo sua contração e minimizando as rugas de expressão.  

02 - Quais são as indicações de uso da toxina botulínica tipo A, ou Botox, para o tratamento de redução de rugas?

A toxina botulínica, ou Botox, é indicada para redução de rugas em diversas localidades, como:

  • Rugas na testa e entre as sobrancelhas.
  • Pés de galinha.
  • Código de barras.
  • Boca triste.
  • Sorriso gengival.
  • Rugas do colo e pescoço.
  • Ocidentalização do olho.
  • Elevação da ponta do nariz.
  • Hiperhidrose
03 - Qual a duração do efeito da aplicação da toxina botulínica, ou Botox, na redução de rugas?

Ao ser aplicada para a minimização de rugas, a toxina botulínica tipo A, ou Botox, leva cerca de 24 a 72h para começar a agir.  Sua ação plena é observada em 10 dias. A partir daí, a permanência do seu efeito variará de acordo com a intensidade de estímulos nervosos recebidos e do tônus muscular na região. Em média, seu efeito é observado por 4 a 6 meses. 

04 - Pacientes que costumam realizar aplicações frequentes de toxina botulínica tipo A, também conhecida como Botox, observam uma redução na duração de seu efeito?

O fato de pacientes perceberem uma redução do efeito da toxina botulínica, ou Botox, após múltiplas aplicações, para a redução de rugas, não é bem comprovado. Alguns pacientes realmente desenvolvem uma certa “resistência” à toxina de uma determinada marca, havendo um encurtamento na manutenção do seu efeito. Quando isso ocorre, sugere-se a troca da toxina por uma de outra marca. Muitas vezes, o próprio médico, conhecendo cada paciente, propõe um rodízio entre as marcas de toxina existentes no mercado.

05 - A injeção de toxina botulínica, ou Botox, para a redução de rugas causa dor?

O desconforto na aplicação de toxina botulínica, ou Botox, no combate às rugas costuma ser bem tolerável. O procedimento é realizado com anestésico tópico e gelo e a aplicação é feita com uma agulha bem fina. 

06 - Quais cuidados devem ser tomados pelo paciente antes e após a aplicação da toxina botulínica, também conhecida como Botox, para a redução das rugas?

Considerando que a aplicação de toxina botulínica, ou Botox, no combate às rugas, consiste num procedimento com agulha, antes da aplicação, deve-se evitar o uso de medicamentos que causam alteração no tempo de sangramento, como AAS (acido acetil salicílico), ginko biloba e antiinflamatórios. Após a aplicação, num período de 4h, deve-se tomar os seguintes cuidados:

  • Não abaixar a cabeça.
  • Não comprimir o local da aplicação.
  • Não dormir.
  • Evitar locais quente

Todo procedimento com agulha apresenta o risco de atingir algum vaso, podendo deixar uma leve equimose (roxo). Nesse caso, recomenda-se o uso de gelo local e creme prescrito pelo médico.

  • Não fazer exercícios físicos.
07 - Preciso me afastar das atividades rotineiras para realizar o tratamento de redução de rugas com a toxina botulínica, ou Botox?

Não, o paciente não precisa se afastar de suas atividades para realizar o tratamento de combate a rugas com a toxina botulínica, ou Botox. O procedimento pode ser realizado em qualquer momento desde que seguidas às orientações de cuidados pó-aplicação. Há pacientes que retornam ao trabalho logo após o procedimento.

08 - Há o risco de eu ficar com a aparência rígida de uma “máscara” facial após realizar o tratamento de redução de rugas com toxina botulínica, conhecida também como Botox?

Não existe o risco da pessoa ficar com a aparência rígida após o tratamento de redução de rugas com a toxina botulínica, ou Botox. A expressão facial ficará mais relaxada, mas de forma alguma parecida com uma máscara. O resultado, em geral, pode ser bem natural.


Naderme © Todos os direitos reservados
Designed by PieReti | Política de Privacidade

Aceitamos todos os cartões: